The Flash | s01e15 e s01e16

“Out of Time” | “Rogue Time”

Sendo um o complemento do outro, os episódios 15 e 16 dessa primeira temporada, um antes e o outro depois do hiato de um mês, mostram-se mecanismos excepcionais na apresentação de um conceito aos expectadores da série.

The.Flash.2014.S01E15.720p.HDTV.X264-DIMENSION.mkv_snapshot_04.50_[2015.03.27_09.47.41]Em Out of Time, Barry e seus companheiros dos STAR Labs têm pela frente o desafio semanal da vez. Fica incumbido à Mark Mardon, irmão de Clyde Mardon, fazer as vezes do cara mau. Tomado pelo sentimento de vingança ao irmão, morto por Joe, Mark também desenvolveu habilidades de controlar o clima, porém teve muito mais tempo de evoluir seus poderes.

Utilizando de procedimentos simples, o episódio chega ao clímax na batida fórmula do sequestro e o pedido de resgate através de entes queridos. O diferencial presente, porém, é como essa situação acarreta inúmeros acontecimentos na vida de vários personagens. A confirmação pelo próprio Dr. Wells de que ele é, na verdade, Eobard Thawne, sem dúvidas, rouba cena e confirma o cânone de origem dos quadrinhos do velocista, além de explicar, mesmo que de forma rasa, a relação com Eddie Thawne. Para tornar tudo ainda mais interessante, Wells, cada vez mais, não mede esforços para deixa claro tudo que é capaz de fazer para manter seus segredos bem guardados.

The.Flash

A reação em cadeia, que pode parecer até acelerada ou exagerada por alguns instantes, complica, inclusive, a relação de Barry e Iris. Mudando completamente os rumos que a história poderia tomar. Mas vilão bom é vilão que apresenta grande ameaça, não é mesmo? E nesse quesito, Mardon não decepciona e envia logo uma Tsunami em direção a Central City. Aí está uma novidade para pôr em prova os treinamentos de Barry.

Com toda a mistura de emoções causadas tanto pela vida pessoal como pela necessidade de salvar a cidade da onda gigante, Flash corre, desesperadamente, pela orla da praia, indo e vindo, o mais rápido que pode na tentativa de criar uma barreira. Eis aqui, senhoras e senhores, que, pela primeira vez, Flash utiliza a Força da Velocidade o suficiente para quebrar a barreira do tempo. Desta forma didática, Barry se vê, de repente, na mesma cena que já havia presenciado no início do episódio.

The.Flash.2014.S01E15.720p.HDTV.X264-DIMENSION.mkv_snapshot_40.58_[2015.03.27_09.59.02]

Percebendo a repetição dos acontecimentos, já no episódio Rogue Time, Barry logo compreende a situação e é aconselhado por Wells para não mudar absolutamente nada na linha do tempo, para que não ocasione mais problemas. Mais uma vez, para elucidar os expectadores da série que, assim como Flash, também aprendem com o desenrolar da trama, Barry tenta impedir que os desastres anteriores se realizem, indo contra o conselho recebido. Com a mudança, o mesmo dia que já havia sido vivido por Barry passa a conter novas histórias. O que fica exaltado é que a linha temporal é algo muito maior que qualquer tentativa de correção. Barry pode até evitar alguns fatos, mas acarreta outros que podem ser muito piores.

Embora ainda cometa os mesmos erros da maioria dos episódios, com resoluções fáceis demais para os problemas causados, esses dois capítulos se encaixam na proposta de toda a primeira temporada que já pode ser considerada como uma grande aula. As ocorrências bem encadeadas e as revelações em doses homeopáticas conseguem dar o tom certo à série. A medida que os capítulos finais se aproximam, Flash se torna mais interessante e ainda mais próximo àquele herói que conhecemos das HQs.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.