Análises

Publicado em 7th abril, 2017 | by Giuseppe Turchetti

Comments

Os Smurfs e a Vila Perdida

Depois de se aventurar pelo caminho incerto da mistura entre animação e atores reais, como nos dois longas anteriores dos graciosos azuizinhos, os estúdios Sony resolveram deixar de lado essa estratégia que não rendeu grande apelo ao público e partiram para o caminho que se mostra mais óbvio e eficiente, a animação total do universo Smurf.

O filme deixa claro, logo nas primeiras cenas, que seu público alvo é especificamente as crianças de menor idade. Nesse quesito, acerta em cheio com visual estonteante, cores vibrantes, piadinhas inocentes, músicas cativantes e personagens bastante carismáticos, com perceptível esmero nos movimentos e expressões, bem convincentes e atrativos para os pequenos, com destaque a algumas soluções criativas, como a joaninha do Smurf Gênio. Além disso, o roteiro é extremamente simples e descomplicado, apostando em uma história cheia de aventuras sem muita profundidade, o que pode influenciar na perda de atratividade para, por exemplo, os adultos que acompanham suas crianças no cinema, mas ainda assim mantém a narrativa objetiva, sem desgaste.

os_smurfs_

Seguindo a tendência de representatividade que também é levada às telas pelos outros grandes estúdios da atualidade (por exemplo a Disney com Moana), Os Smurfs e a Vila Perdida coloca sob o foco das câmeras a, até então, única menina do grupo, Smurfette (voz de Demi Lovato, no original). Embora a temática, mais uma vez, pareça ser algo que os mais velhos já tenham visto em outros lugares, a forma leve trabalhada no longa pauta o lugar da mulher dentro da sociedade, bem como aborda, superficialmente, é claro, o tema do patriarcado e o legado que cada pessoa carrega consigo. O filme, porém, não apenas sugere tais temas como também opta por ser literário em suas resoluções, dando sempre reforços narrativos com frases de efeito do tipo “A Smurfette não tem uma função definida simplesmente porque ela pode ser o que ela quiser”. Mensagem sempre válida, entretanto, repetitiva dentro da própria trama.

os_smurfs_2

O elenco original conta com outros nomes de peso. Além de Demi Lovato, temos Joe Manganiello, Michelle Rodriguez, Julia Roberts, entre outros. Na versão brasileira, com adaptação excelente de todas as piadinhas e dublagem de ótima qualidade, a ressalva fica apenas pela cantora Ivete Sangalo, que empresta a voz pouco inspirada e deslocada para a personagem Smurf Magnólia.

Apresentando grande salto de qualidade em comparação aos dois longas anteriores, a nova versão dos Smurfs em tela grande se aproxima do cinema praticado atualmente, mostrando grande semelhança com o filme Trolls (2016), por exemplo, ambos sendo incríveis experiências sensoriais, aliando músicas e visuais ultra coloridos para chamar a atenção do seu público alvo.

3

Tags: , , ,


Sobre o Autor

Giuseppe Turchetti

Formado em Ciência da Computação, técnico em Informática, curso de Web Design, empregado no setor de TI como analista de suporte e desenvolvimento e colunista de cinema no jornal Diário de Taubaté. Respiro o universo Geek todo o tempo. Os assuntos abordados pelo Censura Geek fazem parte da minha vida e é de grande satisfação deixar minha opinião aqui. Sou gamer desde a geração Atari, tive muitas HQs na infância, filmes e séries sempre me fizeram companhia. E ainda não conheço um fã de Batman maior que eu!



Voltar para o Topo ↑
  • Curta o Censura Geek!

  • Posts Recentes

    O Círculo

    O Círculo

    Distopia. Exagero da realidade. Abuso de tecnologia. Necessidade de estar online todo o tempo. Falta[...]
    Baywatch

    Baywatch

    Não à toa, Baywatch chega ao Brasil carregando um subtítulo exclusivamente conhecido por nós, graças[...]
    A Múmia

    A Múmia

    As franquias têm sido o produto mais rentável de Hollywood desde sempre. De poucos anos para cá, ess[...]
    Mulher-Maravilha

    Mulher-Maravilha

    Os olhos do mundo estão voltados diretamente para os estúdios Warner/DC Comics. Não só pelos filmes [...]
    Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar

    Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar

    Indiscutivelmente, a franquia de Piratas do Caribe, baseada em uma atração do parque da Disney, é um[...]
  • Palavra NERD
    Pixelstree
  • Anúncios