Os 10 melhores filmes de 2015

SeloMelhoresDe2015Para tradicionalizar o top 10 dos filmes anuais, o Censura Geek tem a honra de apresentar, mais uma vez, nossa lista de preferidos durante o ano de 2015.

Lembramos sempre que nossa lista expressa única e exclusivamente a opinião pessoal do autor, que leva em consideração apenas os filmes que assistiu (precisava dizer isso?), e critérios tais como roteiro, relevância, diversão, surpresa, e a emoção causada pelo filme.

Desde já, deixamos nosso convite para que você, leitor, faça seu próprio top 10 nos comentários ;). Vamos à lista!

10º – Velozes e Furiosos 7

velozesEfuriosos7

O sétimo episódio de uma série que aprendeu a se renovar e a reencontrar seu lugar entre os estilos cinematográficos. Mantendo a fórmula de ação descabida, e manobras impossíveis, o filme, desta vez, ainda contou com a trágica perda de Paul Walker. Além de chamar a atenção pela despedida tanto do ator quanto do personagem, Velozes e Furiosos 7 ainda tem uma história que entretém e corresponde às expectativas. Veja nossa crítica completa.

9º – Homem-Formiga

homemformiga

Filmes da Marvel dificilmente dão errado. Mas e quando se trata de um herói pouco conhecido, diminuto (com a licença do trocadilho) e com um subgênero de assalto ainda não explorado pelo estúdio? Sem problemas para a Casa das Ideias. Homem-Formiga tem uma narrativa diferente e empolgante, com vários elementos engraçados que divertem mais que o esperado. Grata surpresa! Confira a crítica.

8º – Vingadores: A Era de Ultron

vingadores2

A continuação da reunião de heróis da Marvel tinha um hype muito grande. Todo o alvoroço pela Era de Ultron parece ter diluído aos poucos com a enxurrada de trailers e vídeos promocionais que entregaram todo o filme antes da estreia. Considerando apenas o que foi visto no cinema, o filme cumpre a proposta e diverte, mas parece ter sido montado de forma apressada e que algo estava faltando. Dessa vez, o Homem de Ferro, Thor, Hulk e seus amigos só garantiram a oitava posição na nossa lista. Veja crítica.

7º – Sniper Americano

sniperamericano

Mais um filme com lançamento original em 2014 que chegou em nosso território apenas em 2015. Contando a história real do soldado mais letal dos Estados Unidos, Sniper Americano é um filme denso, tenso e bem dirigido. Os horrores da guerra são bem retratados e impressionam. Bradley Cooper ajuda a transformar essa história em um filme memorável, capaz de se manter por muito tempo em nossas lembranças. Leia a crítica.

6º – Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)

birdman

Birdman é um filme tão difícil de ser assistido que tem complicações até mesmo para entrar nesta lista. Originalmente, o filme foi lançado em 2014, mas conta com o agravante de ter chegado ao Brasil apenas em 2015 e, por esse motivo, se torna elegível entre os melhores de 2015. Filme complexo, que trata do psicológico de um ator em queda, em plano sequência do início ao fim que, por muitas vezes, cansa o espectador. Ainda assim, tem uma reflexão pesada sobre a vida de atores mundo afora e conta com excelentes quesitos técnicos. Não à toa, foi vencedor do Oscar de Melhor Filme. Veja nossa crítica aqui.

5º – Divertida Mente

divertidamente

Marcando o retorno da Pixar como aquela produtora que conhecemos por balançar nossos corações, Divertida Mente tem um dos roteiros mais geniais de Hollywood em anos. Tratando de um assunto extremamente complexo, a mente humana, o filme é incrivelmente inspirado e bonito para crianças, mas alcança todo seu verdadeiro potencial nos adultos, que vão entender cada uma de suas referências. Embora tenha ficado “apenas” com a quinta posição, Divertida Mente é um filme obrigatório para todo ser vivo!

4º – Kingsman: Serviço Secreto

kingsman

Com ótima direção, atuação e estética, Kingsman inova realmente no seu estilo. Reunindo o que há de melhor nos inspiradores filmes de espionagem, o fato de “pensar fora da caixa” e se diferenciar da seriedade atual do gênero demonstra todo o brilhantismo desse filme. Personagens carismáticos e exagerados, unidos por um roteiro totalmente previsível surpreendem por não desapontarem em momento algum. Mais uma obra prima de 2015. Leia a crítica completa.

3º – Perdido em Marte

perdidoemmarte

Mais um filme de resgate do Matt Damon? Sim! Porém, Perdido em Marte possui detalhes tão incríveis e surpresas tão agradáveis, como a diversão que arranca risadas, que garante o pódio da nossa lista. Direção é um dos pontos mais fortes nesse caso. Mas a adaptação perfeita do roteiro do livro homônimo ajuda a conduzir o personagem a conquistar a torcida de todos que acompanham sua jornada em busca da sobrevivência no planeta vermelho.

2º – Star Wars: O Despertar da Força

starwarsvii

Os primeiros lugares são sempre os mais difíceis de serem decididos. Dessa vez não foi diferente. Depois de mais de 30 anos pela aguardada continuação de O Retorno de Jedi, O Despertar da Força se mostrou como a sequência que todos queriam e precisavam. O filme foi capaz de agradar os fanáticos desde o lançamento do primeiro filme, em 77, e até mesmo a nova geração que só ouvira falar de Luke Skywalker e seus amigos. Empolgação, nostalgia, diversão e ansiedade definem esse início de nova trilogia. E que venham os próximos Star Wars! Veja a crítica.

1º – Mad Max: Estrada da Fúria

madmax

Temos um grande campeão! Mais uma franquia que esperou por 30 anos até sua continuação nos agraciar com tamanha beleza. A euforia e velocidade com que Mad Max: Estrada da Fúria conduz sua trama é tão grande que é quase indescritível. Suas cenas de ação, ou seja, 90% do filme, são orquestradas perfeitamente, com efeitos práticos de encher os olhos e uma fotografia digna de ser admirada. A satisfação e a surpresa por ver algo tão impressionante (e aquela guitarra lança-chamas?!) garantem a esse filme o louvável título de Melhor Filme de 2015 pelo Censura Geek! Confira a crítica do grande campeão.

Menções Honrosas

Pensando que dois dos filmes supracitados são, na verdade, de 2014, achei que, por merecimento, outros filmes, que infelizmente não tiveram espaço nessa lista, poderiam ser citados como outras boas opções de 2015. 007 Contra Spectre, apesar de não ter superado seu antecessor, merece destaque pelas ótimas cenas de ação, perseguição e seu estilo consagrado. Jogos Vorazes: A Esperança – O Final também manteve a qualidade da série e finalizou a história trágica da forte heroína Katniss.

Agora sim, missão cumprida. O que acharam da nossa lista? Assistiram a todos os filmes? Que venha 2016 e seus inúmeros filmes de heróis, entre outros. Até o próximo Melhores do Ano!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.