Manifestações: depoimentos

Depoimento de Breno Brito, que participou da primeira manifestação em Brasilia:Segunda eu, minha namorada, minha irmã e 2 amigas dela fomos juntos ao protesto.
 Acredito que no total deve ter dado mais de 20 mil pessoas. Quando chegamos, estavam todos já marchando em direção ao congresso, no eixo monumental. Entramos lá e o motorista de um ônibus passando perguntou com gestos se íamos para a manifestação. Minha irmã disse que sim e ele fez dois joinhas parabenizando a gente. Chegando lá, foi uma manifestação extremamente pacífica. Tinha MUUUITA gente, e eu via muitos policiais sorrindo para nós e alguns meio que aplaudindo junto com nossas palmas, gritos e tambores, mas bem discretamente, como se fosse um ritmo que não desse para ficar parado, não conseguiam se conter.

Houve vários gritos contra a globo, e uma ou duas pessoas com bandeiras políticas. Por mais que algum partido quisesse algo ali, não adiantava, era popular.

Chegando no congresso, todo mundo se sentou em frente à barreira dos policiais e se calou por um instante. Logo depois, começaram a gritar todos juntos e se levantaram como numa HOLA de um jogo em que o Brasil está ganhando. Eu já estava cansado, por causa dos estudos, e precisava levar minha namorada na aula. Saindo, chegaram 3 pessoas como camisetas do Ramones com uma vibe bem diferente de todo mundo lá falando “vamos quebrar o bloqueio da polícia, vamos avançar”. Bem aí apertamos o passo com medo de vir mais repressão da polícia. Em casa, descobrimos com muita felicidade que eles só usaram spray de pimenta nos bagunceiros e prenderam um, os outros dois conseguiram fugir no meio da multidão. Infelizmente, todo mundo em volta sofre com o spray de pimenta (pegou um pouco na minha amiga), mas pelo menos não foi bomba de gás ou bala de borracha.
O resto assistimos pela TV que forçaram um pouco mais e todo mundo subiu lá e foi completamente pacífico e tranquilo, apesar da polícia ter se preparado e se reforçado caso eles rumassem para um dos palácios na praça dos 3 poderes. Foi um motivo de orgulho para o Brasil inteiro.

9tx32bzJbATtpuU1tTeHqggdgEE0JBDEAIva2K40tFE

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.