Desenho de: https://www.facebook.com/PalavraNerd?fref=ts

A icônica cabine policial azul. Esse objeto é a melhor definição para essa série de TV britânica que começou a ser exibida em 1963 – isso mesmo, você não leu errado:  MIL NOVECENTES E SESSENTA E TRÊS. Independente da temporada ou do ator, o protagonista sempre é chamado The Doctor; e a pergunta que você deve estar se fazendo agora é: Doctor Who (Mas Doctor quem?) e é essa pergunta que dá nome à série.

Doctor Who é exibido a quase 50 anos e pode ser classificado em duas etapas temporais: a série clássica (1963-1989) e a atual (2005-presente). A série clássica conta com 26 temporadas, 703 episódios regulares e nada mais, nada menos que 8 atores interpretanto o papel do Doctor.

Atores que interpretaram Doctor na série clássica

Antes de entrarmos na série atual é necessário que vocês tenham conhecimento de alguns conceitos que são essenciais para o entendimento de todo o universo ficcional de Doctor Who. Primeiramente, o Doctor (até o momento não se tem conhecimento do seu verdadeiro nome) é um Time Lord – Senhor do Tempo – o último da sua espécie, oriundo do planeta Gallifrey. Um alienígena misterioso de 900 anos que viaja pelo espaço-tempo combatendo a injustiça. Essas viagens são possíveis graças a TARDIS (Time And Relative Dimension In Space), uma máquina do tempo que o Doctor roubou de um museu há centenas de anos atrás.

TARDIS

O mais intrigante sobre o Doctor é seu forte interesse pelo planeta Terra e por seus habitantes, grande parte das histórias ocorrem aqui mesmo no nosso planeta em diferentes épocas, desde cenários como a Primeira Guerra Mundial até o Egito de Nefertiti ou de Cleópatra. O que faz com que ao longo de suas viagens, ele seja sempre acompanhado por um ou dois seres humanos quase sempre mulheres, apesar de não existir uma conotação de amor entre homem e mulher e sim afeto entre amigos. Outro conceito, o mais importante eu diria, é a habilidade de regenerar-se quando recebe algum ferimento quase fatal, fazendo com que a aparência do Doctor mude, mas suas memórias, senso de justiça e principalmente seu humor atípico continuem os mesmos.

A série atual conta com 7 temporadas até o presente momento e 3 atores representando o carismático Doctor. Existe uma frase muito conhecida entre os fãs da série que diz: “O primeiro Doctor que você assiste torna-se o seu preferido” e no meu caso, vou mais com a cara do estranho e divertido Matt Smith, o décimo primeiro Doctor.

9th Doctor e Rose Tyler

Na primeira temporada, responsável por reviver o personagem depois de 16 anos do fim da série clássica é Christopher Eccleston, confesso que dos novos ele me parece o menos carismático, apesar do excelente trabalho durante toda a temporada. Sua companheira de viagens é Rose Tyler (Billie Piper) que o conhece durante uma rebelião dos manequins em um shopping no centro de Londres – veja a que ponto está série chega, misturante ficção científica com fatos completamente aleatórios.

No fim da primeira temporada, ele corre risco de morte e acaba tendo que se regenerar para que possa continuar vivendo mais alguns anos. Após sua regeneração, quem assume o papel como décimo Doctor é escocês David Tennant, arrisco dizer o mais amado pelos fãs divindo o posto com Matt. Ele permanece durante as três seguintes temporadas e alimenta um amor fora do comum por Rose Tyler que o acompanha durante a 2ª temporada até ficar presa em um universo paralelo. É acompanhado também por Martha Jones (Freema Agyeman) e Donna Noble (Catherine Tate). As características marcantes do 10th (décimo, os Doctors são referênciados pelo número da sua regeneração. Bacana, não?) são penteado descolado, sobretudos e criação de bordões, como “brilliant!” e “well…”.

David Tennant como 10th Doctor

Infelizmente ou felizmente existe a necessidade de mais uma nova regeneração e dessa vez o 11th Doctor – e melhor de todos – é interpretado por Matt Smith. Sua característica marcante é seu apreço por gravatas borboletas – Bowties are cool! No momento da regeneração a série se encontra na 5ª temporada, onde Amy Pond (Karen Gillan) e Rory Williams (Arthur Darvill) são seus atuais companheiros de viagens, me arrisco a dizer que os melhores e mais emocionantes episódios acontecem com esse trio.
Enfim, Doctor Who não é um série tão simples de se explicar. Existem muito conceitos meio confusos e o seriado em si é meio instável, tramas que abordam todo e qualquer momento da história, até mesmo a destruição da Terra e a ruptura do tempo, mas eu garanto que se você parar uma horinha da sua vida para assistir um episódio garanto que você nunca mais vai deixar de acompanhar. Geroooonimo!!

Matt Smith e os Ponds

Desenho de abertura por Palavra NERD!!

Comentários

2 thoughts on “Doctor Who

  1. Parabéns pelo artigo ! Doctor Who é apaixonante !!Uma das coisas mais legais para mim, é o aspecto dos dilemas que o Doctor enfrenta,desde em como lidar com mudanças e perdas e também nos momentos de perigo, qual a melhor decisão para todos…acho que por isso que o seriado me fisgou ! E como dizem, o primeiro Doctor a gente nunca mais esquece!O meu é o Décimo, brilhantemente interpretado pelo David Tennant. Espero ver mais artigos por aqui do nosso querido Doctor ! Abraços !!!!

  2. Muito obrigado pelo apoio. Realmente, os dilemas enfrentados pelo Doctor são a força motriz da série, eu diria. É um seriado apaixonante, escreverei mais sobre Doctor com certeza!! Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.