O que é um deus sem as pessoas que possuem fé nele?

Essa é a premissa básica do jogo ActRaiser para Super Nintendo. Aqui, o jogador assume o controle de uma divindade, apenas conhecida por Mestre que teve seus poderes selados por uma entidade maligna conhecida como Tanzra e seu objetivo agora é destruir os monstros que infestam e aterrorizam o mundo, recuperar a fé das pessoas e, consequentemente, sua força para então livrar definitivamente o planeta das forças do mal.

ActRaiser-Centauro
No quesito gameplay, trata-se de um misto de dois gêneros. São 6 regiões para serem liberadas e, alternando entre fases de Plataforma, há uma espécie de jogo de estratégia para auxiliar e atender às preces de seus fiéis.

A jogabilidade de plataforma não é muito diferente do esperado: passar por obstáculos e oponentes variados até enfrentar um chefe de fase, sendo que cada região é dividida em duas fases ou dois atos. Os comandos se limitam apenas a pular e atacar com sua espada, eventualmente, durante o decorrer da história, são liberados golpes especiais que consomem cargas e devem ser escolhidos antes de entrar na fase, mas, fora isso, não apresenta nenhuma característica interessante.actraiser-2

Após superar o primeiro ato de uma região, será iniciada a parte estratégica na qual deverá ouvir os pedidos de seus fiéis e guiá-los para a toca de monstros para que eles possam lacrá-las e acabar com essas ameaças. Enquanto isso, irá controlar um anjinho, seu servo, para atacar aos monstros que infestam as terras humanas e impedir que causem mais danos, além de utilizar magias como raios, chuvas e ventos para abrir caminho para as pessoas expandirem seus territórios. A mecânica, porém, é extremamente simples, não promovendo nenhum tipo de desafio real e servindo apenas para dar uma quebra na ação em plataforma. Conforme o número de seguidores aumenta, mais níveis são adquiridos aumentando sua vida e pontos para conjurar magias. Além disso, ocasionalmente seus seguidores irão fazer oferendas de itens para auxiliar a conter os monstros, como bombas ou flechas mais poderosas para seu anjo.

Em ActRaiser 2, Tanzra retorna do submundo jurando vingança e mais uma vez infesta o mundo com monstros e destruição. No entanto, nesta sequência, todo o trecho para gerenciamento dos seguidores, que dava um aspecto único, foi removido, dando atenção apenas para a ação em plataforma.

Foi adicionada, porém, uma nova mecânica dando asas ao protagonista e permitindo-o planar e até mesmo investir do céu contra inimigos. Apesar dessa mudança ser realmente bem-vinda, a remoção de metade dos elementos de seu antecessor traz a sensação de ser uma continuação inferior.gfs_29061_2_29

ActRaiser mistura dois tipos de jogos praticamente opostos para criar uma experiência única que, se fosse devidamente trabalhada, poderia ter se tornado um verdadeiro clássico dos vídeos games, infelizmente sua singularidade foi trocada na continuação para trabalhar apenas com um padrão de plataforma mais tradicional. Se fosse ressuscitada atualmente, essa série possivelmente poderia conquistar um bom público pelo seu modelo singular.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.