Golpe Duplo

Tendo como o maior chamariz um elenco estrelado pelo eterno maluco no pedaço, Will Smith, a loira que chamou atenção em O Lobo de Wall Street, Margot Robbie e o brasileiro Rodrigo Santoro, Golpe Duplo já se torna interessante a todos nós, nerds e geeks, pelo simples fato da curiosidade acerca das atuações da dupla que fará os personagens Pistoleiro e Arlequina em Esquadrão Suicida.
Na trama em que Will Smith, de certa forma, repete seu Hitch, mas com conselhos e ensinamentos sobre como aplicar golpes, a química entre ele e Robbie se mostra presente e torna as cenas mais interessantes. O primeiro ato é ágil, inteligente e perspicaz, bem como todo golpe bem sucedido deve ser. A direção de Glenn Ficarra e John Requa opta por cortes rápidos e bastante movimento, dando dinamismo aos acontecimentos em tela. Os seguimentos decorrentes da ação no Super Bowl são insanos e divertidos, conseguindo ótimas reações do público.
Uma pena, porém, que o longa não consiga manter o ritmo ao decorrer da projeção. Após a separação dos personagens protagonistas, as sequências são um tanto sofridas para levarem ao clímax. A relação de Nicky (Smith) e seus novos contratantes é desenvolvida de forma acelerada, sem tempo para criar laços mais profundos. Aqui se encaixa Santoro, que apesar de uma atuação limpa e sem problemas, tem espaço reduzido em cena.
Não se prender ao gênero é um fator interessante pra um filme, que pode flertar com vários públicos ao mesmo tempo. Embora Focus (no original) faça isso de forma orgânica, deixando de lado a comédia romântica, quase imperceptível, passando por ação e até um pequeno grau de suspense, talvez essa característica também tenha dificultado ao filme se manter com pés firmes ao chão. Revelar todo o modus operandi das reviravoltas logo pela metade da trama não parece ter sido a melhor ideia neste caso. Além de, com o didatismo conferido a Will Smith, acabar caindo no clichê de utilizar como recurso final o que já fora revelado, e devidamente esclarecido, desde o início.
Sem tanta complexidade ou profundidade, Golpe Duplo ainda é um filme pipoca que vale a pena ser visto. Como vantagem, ainda temos uma boa trilha sonora e fotografia. É o tipo certo de filme que os canais de televisão adoram exibir. Ainda que longe de ser um fiasco como Depois da Terra, está, também, distante de ser memorável.