Gotham | Red Hood

s01e17 – Capuz Vermelho
Para entender a proposta de Gotham, tanto a cidade quanto a série em si, bem como o universo do Cavaleiro das Trevas num todo, ainda que o morcegão nem exista na linha do tempo da TV, o décimo sétimo episódio é um belo resumo de como as coisas funcionam.
Com a célebre frase “Perhaps it’s not our friends but… our enemies that define us” (Talvez não sejam os nossos amigos, mas… os nossos inimigos que nos definem), Pinguim entrega o que todo fã de Batman está cansado de saber. Bons inimigos fazem um bom herói e, inegavelmente, o Homem Morcego tem a melhor galeria deles. Essa é a pegada da semana, um episódio corriqueiro para Jim Gordon e a polícia, mas essencialmente produtivo na construção de um futuro.
Ainda com a forte lembrança do vislumbre de um possível Coringa que tivemos no capítulo passado, logo de cara somos apresentados a uma gangue cujo líder, insano e com gargalhadas marcantes, usa um conhecido capuz vermelho para esconder sua identidade. A forma de introdução que é dada ao vilão titular do episódio e a forma em que o manto – ou capuz – é passado adiante são maneiras claras de brincar com a mente dos expectadores. Sobretudo àqueles conhecedores dos acontecimentos das páginas de A Piada Mortal (The Killing Joke).
Concomitante à coluna vertebral que sustenta o episódio, os assuntos paralelos, outra característica fortíssima da série, prosseguem no caminho da grandiloquência. Enquanto Pinguim aprende mais sobre o submundo dos poderosos criminosos, Fish Mooney dá show à parte, protagonizando uma das cenas mais arrepiantes da temporada, até o momento.
Recheado de tensão, ainda sobrou espaço para um breve desenvolvimento do núcleo Wayne, pessoal e profissional. Com um arco interessante, o menino Bruce cresce na trama e começa a dar indícios de uma adolescência árdua que enfrentará no futuro próximo.
Com a aproximação do fim de temporada, os ânimos, já agitados, se enaltecem. Basta esperar por episódios tão bons quanto Red Hood para termos a certeza de uma bela conclusão do primeiro ano da produção.