Sniper Elite V2

Sniper Elite V2

A Segunda guerra mundial é conhecida como a última guerra romântica, uma batalha com o lado certo e o errado, o bem contra o mal. Quer isso seja verdade ou não, esse conflito serviu muito bem como pano de fundo para diversos jogos. Sniper Elite V2, desenvolvido pela Rebellion Developments, sai do meio comum ao colocar o jogador como um franco-atirador solitário ao invés de ser mais um soldado no meio do combate.

Ruas de Berlim em ruinas.

 

O jogador assume o papel de Karl Fairburne, um oficial americano da Agência de Serviços Estratégicos durante a Batalha de Berlim, que tem como missão matar 5 cientistas do programa Alemão de foguetes V-2 antes que eles sejam recrutados pela União Soviética.

A Europa devastada, casas e prédios em ruinas e escombros compõe a maior parte do cenário, por onde o franco-atirador deverá se esgueirar e conseguir posições vantajosas para poder desferir tiros de grande precisão contra seus alvos. Apesar de começar o jogo com o tradicional rifle Springfield, outros modelos poderão ser adquiridos no decorrer da campanha. Outras armas estarão disponíveis, como uma pistola com silenciador e metralhadoras, além de itens como granadas e minas terrestres, porém são de uso bem limitado, encorajando o jogador a utilizar o rifle de precisão na maior parte do tempo, o que de forma alguma tira a graça da coisa.

Os disparos com o rifle são, na minha opinião, o ponto mais divertido do jogo, pois foi criada com uma física bem realista, onde a gravidade, força do vento, respiração do atirador e a velocidade do projétil alteram seu percurso, além de que se o tiro for bem executado uma animação, em câmera lenta, irá mostrar a trajetória da bala até atingir o inimigo e uma visão em raio-x irá mostrar os danos internos causados no infeliz soldado. É possível também atingir através da mira de rifles inimigos, granadas ou explodir veículos acertando em pontos específicos, além disso irá receber uma pontuação por mortes mais difíceis. Em algumas fases será necessário ser silencioso. O jogo possui uma mecânica stealth bem simples, mas que não desagrada. Para realizar disparos em silencio, será necessário sincronizar o tiro com o barulho de morteiros e trovões, o que é uma boa referência ao filme Círculo de Fogo.

Um tiro pode fazer grandes estragos.

A história do jogo não chega a ser importante, servindo apenas para dar um motivo para o jogador matar nazistas e soviéticos, o próprio protagonista raramente fala, já que dificilmente irá interagir com alguém. A trama não possui nenhuma reviravolta, se mantendo no objetivo básico de matar os 5 cientistas alemães. Nas raras vezes que a foco muda, é para criar alguma interferência na invasão soviética ou impedir o lançamento de um míssil.

As visões em raio-X tornam o tiro mais satisfatório.

 

O jogo possui algumas DLCs com missões e armas extras, mas nenhuma chama tanto atenção quanto a “Assassinate the Führer”, onde o jogador poderá assassinar o odiado ditador nazista.

Foi lançada, no começo deste ano, uma expansão chama

da Nazi Zombie Army, onde zumbis infestam as ruas da Alemanha após terem sido criados por meio de rituais ocultistas como plano de emergência dos nazistas. Essa versão possui uma nova série de missões em uma campanha que pode ser jogada em single player ou até 4 jogadores em modo co-op online.

Contra zumbis, sempre é melhor se certificar.

Seja você um aficionado por esse período histórico, um jogador que sempre escolhe ser sniper ou só alguém que busca uma alternativa diferente da mesmice de shooters da segunda guerra, Sniper Elite V2 traz essa mudança, criando um jogo de tiro que inova em sua área e consegue divertir por muito tempo, testando suas habilidades como atirador. O jogo está disponível para PlayStation 3, Xbox 360, Wii U e PC.

Leonardo Belisqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *