Iron Man 3 – Jogo mobile da Gameloft

Iron Man 3 – Jogo mobile da Gameloft

Iron-Man-3_game1

Hoje, dia 25 de abril de 2013, dia que antecede a tão aguardada estreia do terceiro filme do Homem de Ferro nas telonas, a Gameloft, famosa desenvolvedora de games para os portáteis, lança seu jogo homônimo à película: Iron Man 3.

Todo mundo já está cansado de saber que, em 90% dos casos, jogos baseados em filmes para serem lançados juntamente ou próximos um do outro são terríveis, mal executados e sem capricho. Talvez tenha sido pensando nisso que a Gameloft tenha sido a responsável desta vez, ficando encarregada não de trazer um supergame para os consoles da atual (e talvez próxima) geração, mas sim algo mais casual, de jogabilidade simples, com objetivos suficientes para prender a atenção dos jogadores por algum tempo.

Iron Man 3 acompanha a onda dos jogos de maior sucesso do mundo mobile no momento, com o estilo dos aclamados Temple Run e Subway Surfers, com corridas infinitas em que quanto mais longe o jogador consegue chegar, mais pontos acumula, sendo assim capaz de habilitar novas habilidades, upgrades e missões. Isso não quer dizer que este seja apenas “mais um” dentre os outros. A Gameloft conseguiu transcrever o universo do personagem para o gênero, adequando a corrida para o vôo, adicionando as armas de propulsão e todas aquelas vinte e tantas armaduras disponíveis. O resultado é interessante, usa bem o recurso do acelerômetro para direcionar o Homem de Ferro pelo céu – embora essa opção possa ser substituída pelos toques na tela nas configurações – adiciona vilões que disparam contra nosso herói e precisam ser derrotados, além de aviões e mísseis projetados em nossa direção, obrigando o jogador a manter-se sempre atento. Dependendo do avanço, até mesmo “chefões” do universo Marvel, como o Dínamo Vermelho, tentam obstruir o caminho de Tony Stark.

Nos quesitos técnicos, tudo sai conforme o esperado. Gráficos são muito bem trabalhados, riqueza nos detalhes, visualização 3D das armaduras, tudo muito bonito. Eu não costumo jogar no celular com o volume ativo, mas o pouco que ouvi deste jogo não chegou a me irritar, bom sinal para os efeitos sonoros. Único problema, não sei se por causa do meu já velhinho Atrix, é a demora no carregamento em algumas situações. Bom lembrar também que, caso queira experimentar, é bom ter espaço de sobra, afinal são 750MB de download.

Depois de voar e voar, pontos de experiência são acumulados, os níveis vão passando e novas possibilidades vão aparecendo. Existem várias armaduras para serem adquiridas e cada uma delas possui seus próprios upgrades. Tudo no jogo é “comprado” por itens obtidos no próprio game, porém, como todos os free to play (buy to win), esses itens valiosos podem ser adquiridos com dinheiro real, o que torna o jogo mais fácil e desfrutável para os mais entusiastas a investir, desagradando um tanto aos que preferem economizar. O game está disponível na App Store (iOS) e na Play Store (Android).

Giuseppe Turchetti

Formado em Ciência da Computação, técnico em Informática, analista de suporte, colunista de cinema no jornal Diário de Taubaté e administrador do Censura Geek. Respiro o universo Geek todo o tempo. E ainda não conheço um fã de Batman maior que eu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *