Iron Man

Iron Man

TopoEm 2008, a Marvel Entertainment e a Paramount Pictures deram o ponta pé inicial no que viria a ser mais tarde uma nova era de filmes dos heróis dos quadrinhos. Homem de Ferro (Iron Man) é o primeiro filme da franquia e até o momento o melhor deles. Estrelando Robert Downey Jr como Tony Stark/Iron Man, Jeff Brigdes como Obadiah Stane e Gwyneth Paltrow no papel da assistente, Peper Potts, e babá do Stark.

Após uma demonstração, em terras afegãs, de um dos seus mais novos e tecnológicos  mísseis, a escolta militar de Stark  é atacada por armas e explosivos da própria Indústrias Stark. Depois de ser atingido por uma explosão de um dos seus mísseis, Tony acorda em uma caverna no meio das montanhas com um eletroímã no peito ligado a uma bateria de carro. Em uma conversa com Yinsen (Shaun Toub) descobre que aquilo é o que mantem os estilhaços do míssel longe do seu coração.capa_filme

Os sequestradores, um grupo terrorista conhecido como os 10 Anéis, obrigam que Stark produza naquela caverna os mesmos mísseis da demonstração que ele fizera dias antes. Tony pede uma lista de materiais e com a ajuda de Yinsen começa a construir um mini reator Ark que posteriormente alimentará um traje robótico feito para tirá-los daquela caverna. O plano não sai exatamente como o planejado, entretanto o excêntrico milionário escapa e à retornar aos EUA, Stark, vendo todo o mal que suas criações fazem ao mundo, decide usar sua genialidade para criar um traje altamente tecnológico e acabar com a organização que utiliza suas armas para causar o terror ao redor do mundo, dando origem ao Homem de Ferro

Mesmo que tímida, existe uma crítica a indústria armamentista norte-americana em Iron Man, o outro lado da moeda que as produtoras de armas fecham os olhos e se isentam da responsabilidade pelas milhares de mortes causadas quando essas armas caem em mãos erradas. Porém a trama também é uma forma de mostrar todo “o mal” combatido pelos EUA.

O sucesso da franquia se deve em grande parte a brilhante atuação de Robert Downey Jr – a propósito, ainda fico confuso se o ator roubou a personalidade do Tony Stark ou se é o contrário – que interpreta muito bem o papel de gênio excêntrico, visionário e mulherengo. O vilão decepciona um pouco, Stane não é lá um dos bandidos mais cruéis  das telonas. Rhodey (Terrence Howard) também não é tão aproveitado quanto poderia, lhe restam algumas cenas menos importantes ao lado de Stark.

A qualidade técnica e os efeitos especiais constroem o filme desde sua base até o clímax da trama, as cenas da construção do traje com braços robóticos ajudando – ou atrapalhando – Stark, a mesa holográfica e o auxílio de Jarvis, a inteligência artificial que toma conta da casa, da oficina e também é parte fundamental do traje do Iron Man, fazendo do filme o sucesso que lhe é atribuído pela crítica e confirmado pela bilheteria internacional.

jarvis

O teste do traje em estágio inicial, no qual o visionário é arremessado contra as paredes e destrói parte de sua mansão, proporciona boas risadas. As cenas de voo juntamente com as explosões – muitas explosões – merecem destaque, já que são muito bem produzidas e com efeitos muito próximos do real – em especial a cena em que os caças militares perseguem Iron Man fazendo manobras em velocidade super sônica enquanto Stark conversa com Rhodey ao celular.

Iron Man marca o início dos novos filmes de heróis, trazendo as cenas após os créditos e apresentando a S.H.I.E.L.D., elementos que se farão presentes em diversos filmes produzidos pela Marvel Entertainment futuramente.

Adan Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *