E o Oscar vai para… Argo!

E o Oscar vai para… Argo!

Seth MacFarlane

Na noite mais estrelada do ano, na 85ª edição do Oscar, o filme “Argo”, de Ben Affleck, foi o destaque vencendo a principal categoria, a de melhor filme. Embora o maior número de indicações tenha sido para o filme “Lincoln”, de Steven Spielberg, este acabou sendo o maior derrotado da edição, recebendo apenas 2 prêmios, Melhor Direção de Arte e Melhor Ator, para Daniel Day-Lewis.

Seth MacFarlane conduziu a festa e foi bem. Como o esperado, soltou frases engraçadas durante toda a cerimônia e trouxe ao palco a sua criação, o ursinho Ted.

As apresentações que mais marcaram a noite do Oscar foram, sem dúvida, a do elenco de “Os Miseráveis”, que levou 3 estatuetas, e Adele, cantando ao vivo o tema de “007 – Operação Skyfall”. Os atores Hugh Jackman, Russel Crowe e Anne Hathaway realmente surpreendem cantando. Além disso, é difícil vê-los e não imaginar o Wolverine (Jackman), o Gladiador (Crowe) e a Mulher Gato (Hathaway) em uma apresentação musical – ok, talvez eu tenha sido o único a pensar nisso. Quanto a Adele, interpretação impecável como esperado e a música Skyfall recebeu o Oscar de Melhor Canção Original.

Os Miseráveis
Apresentação do elenco de Os Miseráveis

O campeão em quantidade de estatuetas foi o filme “As Aventuras de Pi”, com visuais bonitos e repleto de computação gráfica, vencendo, inclusive, as categorias de Melhor Fotografia e Melhores Efeitos visuais. O diretor Ang Lee, do mesmo filme, foi o Melhor Diretor, superando o favorito Spielberg.

Life Of Pi
Belo visual do filme “As Aventuras de Pi”

Também sem surpresas nas premiações de atores, Christoph Waltz levou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante, merecidamente, pelo filme “Django Livre”. A Melhor Atriz Coadjuvante foi Anne Hathaway, que cantou, atuou e cortou os cabelos para viver sua personagem no musical Os Miseráveis. Na categoria Melhor Atriz, que tínhamos a mais nova e a mais velha indicada, a vencedora foi Jennifer Lawrence, pelo filme “O Lado Bom da Vida”, jovem atriz de 22 anos que leva o primeiro Oscar em sua segunda indicação. Lawrence já tinha vencido todos os prêmios que antecedem o Oscar, confirmando o favoritismo. Outro ator que vence tudo em que é indicado é Daniel Day-Lewis, levando o prêmio de Melhor Ator, por “Lincoln”, realmente encarnando o ex-presidente.

Vale destacar, também, os prêmios de Melhor Roteiro Adaptado para o filme “Argo” e Melhor Roteiro Original para Quentin Tarantino, mais uma vez pelo excelente “Django Livre”.

Argo
Ben Affleck agradece à todos pelo prêmio de Melhor Filme

O longa patriota “Lincoln” era cotado como principal para Melhor Filme por ter mais moldes dos filmes premiados pela Academia, mas como o Globo de Ouro e outros festivais de cinema já premeditaram, o grande campeão foi “Argo”, ainda que Ben Affleck nem tenha sido indicado para a categoria dos diretores.

Abaixo, temos uma lista com os vencedores em todas as categorias:

Filme: “Argo”

Direção: Ang Lee, por “As Aventuras de Pi”

Ator: Daniel Day-Lewis, “Lincoln”Lincoln

Atriz: Jennifer Lawrence, “O Lado Bom da Vida”

Ator coadjuvante: Christoph Waltz, “Django Livre”

Atriz coadjuvante: Anne Hathaway, “Os Miseráveis”

Roteiro original: “Django Livre”

Roteiro adaptado: “Argo”

Animação: “Valente”

Filme estrangeiro: “Amor” (Áustria)

Trilha sonora: “As Aventuras de Pi”

Canção original: “Skyfall”, de Adele, “007 – Operação Skyfall”

Fotografia: “As Aventuras de Pi”Brave

Figurino: “Anna Karenina”

Documentário: “Searching for Sugar Man”

Curta de documentário: “Inocente”

Edição: “Argo”

Maquiagem: “Os Miseráveis”

Direção de arte: “Lincoln”

Curta de animação: “Paperman”

Curta-metragem: “Curfew”

Edição de som: empate entre “A Hora Mais Escura” e “007 – Operação Skyfall”

Mixagem de som: “Os Miseráveis”

Efeitos visuais: “As Aventuras de Pi”

Giuseppe Turchetti

Formado em Ciência da Computação, técnico em Informática, analista de suporte, colunista de cinema no jornal Diário de Taubaté e administrador do Censura Geek. Respiro o universo Geek todo o tempo. E ainda não conheço um fã de Batman maior que eu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *