Apresentação do PS4 – Primeiras Informações

Apresentação do PS4 – Primeiras Informações

Sony PlayStation Meeting

No dia de ontem, 20 de fevereiro, a Sony realizou seu evento de anúncio do aguardado PlayStation 4, o PlayStation Meeting. Com transmissão ao vivo, pela internet, para todo o mundo, a empresa finalmente abriu o jogo sobre seu novo console e apresentou para todos algumas das novidades que agregarão ao aparelho.

A primeira confirmação de rumores da noite foi quanto ao novo DualShock4, o joystick da nova geração que é, realmente, aquele já mostrado em fotos vazadas na internet dias atrás. O controle apresenta um touchpad ao centro e tem a forma, aparentemente, mais alongada que seu antecessor. Além disso conta com os botões “Hello”, “Share” e “Options”, sendo este último sucessor dos antigos “Start” e “Select”. A função de vibração permanece. Mostrando também a preocupação com as concorrentes, o DualShock 4 conta com alto-falante embutido e entrada para fone de ouvido, ampliando a experiência de jogo. Outra mudança é a presença de uma barra de luz, como no já conhecido PlayStation Move, que funcionará com o sensor de movimentos da Sony, a renovada PlayStation Eye, que ganha formato mais parecido com o Kinect, da Microsoft, com duas câmeras para captação dos movimentos.

Partindo para o lado social e agradando muitos fãs, o já citado botão de “Share” localizado no controle apresentará ao jogador maneiras de compartilhar sua jogatina, ao vivo, pela também reformulada PlayStation Network. Ao que parece, o compartilhamento de vídeo será bem incentivado pela nova geração.

 

Dualshock-4

 

Outra nova função interessante é que chips separados cuidarão de executar os jogos enquanto você faz downloads no console. Este implemento permite, por exemplo, começar a jogar um game mesmo enquanto ele é baixado.

No PS4 será possível também, de acordo com os apresentadores do evento, continuar a jogar de onde havia parado sem ter de fechar e abrir o jogo sempre que necessitarmos parar de jogar.

A rede de jogadores da Sony, PlayStation Network ficará mais completa. Os perfis de usuário contarão com a possibilidade de adicionar os nomes reais e fotos de avatar dos players. A PSN aprenderá os gostos do usuário a partir da constante utilização da rede, sugerindo novos games e deixando-os prontos para jogar quando o console for ligado, acabando com o tempo de espera do download. O console ainda contará com sistemas de compartilhamento como o Facebook, Netflix, Ustream, Amazon e Gaikai.

 

Botão Share
Botão que trará nova função ao console da Sony

 

O que já era esperado também será concretizado: o PS4 terá total integração com o PlayStation Vita, tendo praticamente o uso do tablete do Wii U. O jogador terá a possibilidade de continuar jogando no Vita aquilo que estava jogando no PS4, mesmo desligando a TV.

Após as apresentações destas novidades, alguns vídeos foram mostrados com intuito de impressionar o público com belos gráficos na tentativa de convencer sobre o poder de fogo da próxima geração. Sem dúvidas, as cenas mostradas conseguiram atingir o objetivo, gerando grande expectativa. Os jogos demonstrados foram Killzone Shadow Fall, Driveclub, Infamous: Second Son, The Witness e, alguns desenvolvedores deram depoimentos sobre projetos que já estão em processo de execução para o novo PlayStation.

 

PlayStation Eye
Novo PlayStation Eye tem regulagem de altura e suporte para se prender acima da TV

 

Embora a Sony tenha terminado dizendo apenas que o PS4 chega às lojas ainda este ano, sem mais informações precisas, não é difícil encontrar em sites não oficiais mais rumores acerca da estreia, provavelmente em novembro e o console custará US$429.

assinatura-giu

Giuseppe Turchetti

Formado em Ciência da Computação, técnico em Informática, analista de suporte, colunista de cinema no jornal Diário de Taubaté e administrador do Censura Geek. Respiro o universo Geek todo o tempo. E ainda não conheço um fã de Batman maior que eu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *