Evento da Sony pode anunciar PS4

Evento da Sony pode anunciar PS4

Sony Event

A gigante dos aparelhos eletrônicos, Sony, chamou a atenção do mundo nos últimos dias ao anunciar um evento sobre a linha PlayStation que acontecerá amanhã, 20 de fevereiro.

Também na última semana, a Sony lançou vários vídeos mostrando a trajetória de seus consoles até os dias de hoje. Pelo que tudo indica, o evento de amanhã trará o tão esperado anúncio do PlayStation 4, que andou esquentando a internet com ondas constantes de rumores desde que a Nintendo lançou o Wii U para a nova geração de games. Acreditando nessa possibilidade, preparamos uma pequena retrospectiva.

PlayStation

Primeira experiência de consoles da Sony Computer Entertainment, o PlayStation, foi lançado em 1994  com uma novidade no mundo dos games. O CD-ROM foi a mídia escolhida para trazer jogos aos consumidores (assim como o principal concorrente da época, o Sega Saturn) e, numa época em que os CDs começavam a ser vendidos, o PSOne, como foi chamado mais tarde, já trazia a possibilidade de reproduzir músicas digitais. Com cerca de 100 milhões de unidades vendidas no mundo, popularizou também o Memory Card, dispositivo para salvar informações dos jogos. Alguns games que embalaram o console são: Tomb Raider, Medal of Honor, Resident Evil, Dino Crisis, Tekken, Gran Turismo, Crash Bandicoot, Megaman X, Twisted Metal, Winning Eleven, Final Fantasy, entre muitos outros sucessos.

PlayStation 2

A segunda geração de vídeo-games da Sony nasceu no ano de 2000. Com a abreviação PS2, o mundo pôde ver uma grande evolução gráfica acontecer. Superando seu antecessor, vendeu cerca de 150 milhões de unidades, sendo oficialmente descontinuado somente neste ano, em janeiro de 2013. Nesta geração, a Sony deu seus primeiros passos em direção ao modo online de jogo, bem mais rústico do que o conhecido nos dias de hoje. A mídia, desta vez, foi o DVD, representando mais um salto tecnológico, visto que o DVD Player ainda era artigo de luxo nas casas da época, possibilitando a reprodução de filmes. Outros grandes jogos, originais ou continuações, apareceram no PS2: God of War, Shadow of the Colossus, Ratchet & Clank, GTA San Andreas, Need for Speed Underground, Devil May Cry, Guitar Hero. Teve como principais rivais o Xbox (Microsoft) e o Game Cube (Nintendo).

PlayStation 3

Chegamos à geração atual. Mais fresco em nossa memória, o PS3, mais uma vez, surpreendeu o mundo nos quesitos gráficos e jogabilidade no ano de 2006. Com um hardware bem mais poderoso que o PS2, os jogos passaram a contar com um realismo impressionante. O modo online evoluiu e trouxe a PlayStation Network (PSN), comunidade de jogadores, facilitando os duelos multiplayers entre pessoas do mundo todo. A Sony eliminou, também, os fios dos controles, aprimorou o design do console e inseriu disco rígido para armazenamentos de dados e jogos. Como se tornou costume na linha PlayStation, o PS3 foi entusiasta ao trazer as mídias de Bluray com os jogos, que poderiam suportar até 50GB de armazenamento, possibilitando também a reprodução de filmes em FullHD e, com atualizações, jogos em 3D. Além disso, aliado a uma nova e funcional interface de usuário, outros serviços foram integrados ao PS3, como o Netflix. Vendido e ainda bem vendido nos dias de hoje, tem como concorrentes o Xbox 360, da Microsoft, e o já ultrapassado Wii com seu sucessor, Wii U, da Nintendo.

Expectativas para o PlayStation 4

Diante de tantos rumores emergindo, é preciso analisar cuidadosamente a fonte de tanta expectativa. Algumas notícias trazem informações mais próximas da realidade atual, possibilitando maior crença nas probabilidades. É certo que o provável PS4 trará um processador de múltiplos núcleos e uma central de processamento gráfico avançada o suficiente para nos impressionar por alguns anos afrente. Outra novidade que deve acompanhar o lançamento é a distribuição de jogos por streaming direto dos servidores da Sony. Rumores dizem também que haverá possibilidade, nativa do console, de gravar partidas e enviá-las para o YouTube diretamente, recurso que será muito bem-vindo e se mostra bastante interessante. Embora a tradição de novas tecnologias de mídia adquirida nos consoles anteriores, o PS4 não deve apresentar um novo tipo de mídia física de games, mas vai enfatizar a distribuição digital dos títulos. Isto pode, inclusive, baratear o preço final dos lançamentos futuros.

Suposições e esperanças que, salvo piada de mau gosto da Sony, serão finalmente confirmadas – ou não amanhã, a partir das 20h, pelo horário do Brasil. Enquanto aguardamos, deixo os vídeos oficiais para aumentar a curiosidade de vocês.

http://youtu.be/Hvcps5dFzfc

http://youtu.be/-XF2pu-4rXc

http://youtu.be/d-3GMHIgR-U

Giuseppe Turchetti

Formado em Ciência da Computação, técnico em Informática, analista de suporte, colunista de cinema no jornal Diário de Taubaté e administrador do Censura Geek. Respiro o universo Geek todo o tempo. E ainda não conheço um fã de Batman maior que eu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *