Limitless (Sem Limites)

Limitless (Sem Limites)

Capa do filmeVocê provavelmente já leu em revistas, sites, ouviu em alguma matéria na televisão alguém dizer que o ser humano utiliza apenas 10% de sua massa cinzenta, apesar de ser uma bela mentira – eu diria engano cometido por algum cientista – que não se sabe ao certo de onde surgiu, ela ainda continua sendo espalhada universo a fora. Baseando-se nesse mito o diretor Neil Burguer e o escritor Leslie Dixon criaram a premissa de Limitless (Sem Limites). Em um mundo onde todos os seres humanos utilizam apenas 10% de seus cérebros, um deles é Eddie Morra, um aspirante a escritor com bloqueio criativo e com prazo curtíssimo para entregar seu livro a editora. Quando sua vida está ficando ainda pior, ele tem contato com uma nova droga super secreta, chamada NZT, que deveria ir as ruas somente daqui um ano. Ao experimentá-la seu cérebro começa a funcionar de uma maneira nunca vista e Eddie ganha algumas habilidades especiais.

Agora você deve estar curioso para saber quais habilidades, não querendo estragar a surpresa, mas não se anime muito, não são habilidades dignas de nenhum mutante da Marvel ou herói da DC. Isso é um ponto um pouco decepcionante no filme – um pouco não, foi algo que me decepcionou muito. Entretanto, os efeitos que o NZT provocam, fazem com que Limitless torne-se muito mais plausível no nosso universo.

O filme conta com atores como Bradley Cooper (Eddie Morra), Abbie Cornish (Lindy, namorada do Eddie) e Robert De Niro, que dispensa apresentações. O filme trabalha bem com os personagens principais, temos uma boa ideia do que aconteceu na vida do protagonista e os acontecimentos que o levam a ter contato com NZT e mudar sua vida radicalmente. A prensença do De Niro com sua atuação excelente é marcante para o filme, porém a todo momento você acaba achando que Bradley Cooper vai fazer alguma besteira, porque na minha cabeça ele sempre será um dos caras de Se Beber, Não Case.

nova

Existem algumas cenas muito bem trabalhadas, como a em que Eddie está escrevendo seu livro sob efeito do NZT e as frases começam a se materializar em fontes grandes e amarelas ao seu redor, mas também existem cenas rápidas em que fica difícil compreender o que aconteceu, porém são necessárias para fazer você sentir como o efeito do uso excessivo da droga atua no cérebro.

Palavras

Se você achou a premissa interessante, ficará ainda mais inquieto quando chegar ao climax, perseguições por entre o transito caótico de Nova Iorque, mistérios sobre outros possíveis usuários e o mais intrigante, os efeitos colaterais da abstinência e do uso em excesso que são catastróficas.

antes_depois
Antes (acima) e depois (abaixo)

Apesar do elemento de ficção-científica estar enraizado na trama, Limitless é muito mais um filme de ação e suspense do que um sci-fi por assim dizer, aborda um tema que muitos de nós acreditávamos – alguns ainda acreditam – de uma maneira inesperada e ao fim mostra as consequências do uso da droga em duas situações diferentes, quando usada para obter vantagens e melhoramento pessoal ou quando utilizada para prejudicar alguém.

Adan Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *