Subway Surfers

Subway Surfers

Todo mundo, em algum momento da vida, já se deparou com a situação chata de esperar por alguma coisa. Seja no médico, esperando ônibus, ou esperando chegar ao destino de uma viagem. Durante esse período, aposto que todos vocês pegam seus celulares inúmeras vezes, olham e procuram por algo que nem mesmo sabem o que é, apenas na tentativa de passar o tempo. Exatamente aí entra a maior função dos jogos desenvolvidos para dispositivos móveis: distração. É claro, existem outros requisitos que devem ser atendidos pelos aplicativos de entretenimento, mas além da diversão, um bom tema e parte técnica refinada, o poder de distrair o jogador é essencial.

Diante da infinidade de aplicativos presentes na Google Play Store, Subway Surfers é daqueles que, certamente, merece destaque. O tema é bem simples: você controla um jovem personagem que deixa sua arte grafitada nos trens da cidade, incomodando, porém, um guarda gordinho que, acompanhado de seu cão fiel, logo corre atrás do pequeno grafiteiro. A perseguição começa e, a partir daí, o jogo está feito. Correr, saltar e rolar são as palavras que melhor definem os movimentos da fuga, não esquecendo o skate que previne eventuais colisões durante a jogatina. Com jogabilidade simples e eficaz, sem a necessidade de botões ou joysticks na tela, o jogador desliza os dedos no display para comandar o personagem pelos túneis e trilhos da cidade, pulando entre vagões e desviando de obstáculos que aparecem com mais frequência de acordo com o avanço conseguido. Tudo isso funciona com gráficos refinados e muito bem desenhados, entregando ao player muito carisma dos personagens.

O gênero deste jogo pode ter se popularizado depois do concorrente Temple Run (que acaba de ganhar a segunda versão na Play Store) se difundir em celulares de todo o mundo, mas Subway Surfers apresenta diferenciais que o torna mais interessante e acrescenta longevidade ao título. A integração com o Facebook mostra, dentro do game, um ranking entre seus amigos que também correm pelos trilhos nos respectivos celulares, criando uma atmosfera de competição desafiadora. A busca pela quebra de recordes impulsiona o jogador a não parar de jogar até cumprir o objetivo. Falando nisso, que objetivo? Na verdade, não há exatamente um objetivo a ser conquistado, entretanto o jogo nos dá uma vasta gama de personagens diferentes para serem desbloqueados com as moedas obtidas nas corridas, assim como skates diferentes que podem até dar vantagens ao jogador.

Outra maneira de conquistar a atenção é o sistema de recompensa diária. Uma vez ao dia, letras são espalhadas pelos trilhos para serem coletadas, formando uma palavra que, quando completa, dá direito a uma caixa surpresa com prêmios em moedas ou outros itens do jogo.

Com uma rotina de atualizações constantes, Subway Surfers sempre trás cenários temáticos com datas comemorativas que já passaram por halloween e natal. Recentemente, uma série de viagem ao mundo foi introduzida. Nova Iorque foi a primeira parada e, há alguns dias, aterrissamos no Rio de Janeiro, que trouxe também novas pranchas de skate e uma personagem típica do carnaval carioca, a mulata Carmen.

personagens
Alguns personagens disponíveis no jogo

Com o passar do tempo e a tomada de vários desafios, algumas pessoas podem acabar cansando da repetitiva rotina de pular trens, mas dificilmente abandonar o jogo será opção. Com tantas qualidades, Subway Surfers é, além de ótimo jogo para Android (também presente no iOS), excelente passatempo para todas as ocasiões e, enquanto houverem amigos na frente no ranking, duvido muito que alguém desista de jogar :p.

 

Clique para ver Subway Surfers na Google Play Store.

Necessita de Android 2.3.3 ou superior.

Giuseppe Turchetti

Formado em Ciência da Computação, técnico em Informática, analista de suporte, colunista de cinema no jornal Diário de Taubaté e administrador do Censura Geek. Respiro o universo Geek todo o tempo. E ainda não conheço um fã de Batman maior que eu!

Um comentário em “Subway Surfers

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *